Gestão do Conhencimento na Prática

Objetivos

Criar um espaço institucional que permita às pequenas e médias empesas e outras organizações produtivas integrar ao seu dia a dia, através da ação dos alunos e professores do DEIN/FEN/UERJ e do PPDESDI/UERJ, práticas de Gestão do Conhecimento.

Resultados atingidos em 2024

Neste ano conseguimos ampliar o espaço institucional criado no ano passado, inclusive criando uma página de divulgação para o projeto no âmbito deste DataLab-UERJ.

Ao longo do ano não conseguimos captar empresas interessadas em estruturar seus processos de gestão do conhecimento. Contudo, uma demanda da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), que se desdobrou em outra demanda da Organização Mundial da Saúde (OMS), e outra do Ministério da Saúde do Brasil (MS-BR) nos trouxeram enorme campo de trabalho.

Para a OPAS desenvolvemos um algoritmo de integração de dados capaz de organizar a correspondência dos nomes das profissões dos países da América Latina e Caribe. Esta demanda levou à demanda da OMS que solicitou a ampliação do algoritmo para lidar com todos os países do mundo. A diversidade de línguas e culturas aumentou muito a complexidade.

Já o MS-BR solicitou a integração, de forma crítica, de cerca de seis bancos de dados de forma a sustentar o desenvolvimento de pesquisa em Demografia de Enfermagem.

Também foram capacitados cerca de 10 alunos, ainda que somente alguns tenham participado do desenvolvimento efetivo dos projetos.

Por fim, vale mencionar a reelaboração do material didático utilizado na capacitação.

Planejamento para 2025

Importante notar a natureza cíclica do projeto, com a substituição quase completa dos integrantes discentes a cada ciclo. O projeto praticamente recomeça a cada semestre, ainda que acumule produtos.

Assim, ao longo do terceiro ano do projeto espera-se capacitar entre 5 e 10 novos alunos, publicar o material desenvolvido em 2024 e atender entre 01 e 05 novas empresas ou oranizações produtivas. Espera-se desenvolver uma terceira versão do material para ser publicada em 2026 bem como vídeos de apresentação dos resultados para efeito de divulgação. Também espera-se registra um software a partir do algoritmo desenvolvido em 2024.

Já ao longo do quarto ano do projeto espera-se capacitar entre 5 e 10 novos alunos, publicar o material desenvolvido em 2025 e atender entre 01 e 05 novas empresas ou organizações produtivas. Espera-se desenvolver uma terceira versão do material para ser publicada em 2027 bem como vídeos de apresentação dos resultados para efeito de divulgação.

Produtos

Material didático: https://doi.org/10.5281/zenodo.8184548