Projeto de empreendimentos é a atividade que permite sistematizar e planejar toda a operação de um novo negócio, seja ele toda uma nova empresa, seja ele um negócio novo que será somado ao portfólio de negócios existentes de uma empresa em operação.
O Projeto de Empreendimentos se ocupa do planejamento desde a investigação da oportunidade, avaliando o público-alvo, o tamanho do mercado e as possibilidades de demanda. Esta fase do projeto se consolida em um Plano de Marketing.
A partir do Plano de Marketing se desenvolve todo um planejamento da estrutura necessária a produzir o que se planeja oferecer aos clientes. Nesta fase são estudadas as necessidades de infra-estrutura, equipamentos, pessoal etc. O resultado desta fase é um Plano de Operações.
Na sequência do Plano de Operações é necessário avaliar as expectativas de resultado financeiro. Nesta fase são levantados todos os custos de operação, que serão analisados em conjunto com a expectativa de receita apontadas no Plano de Marketing. O resultado são os indicadores financeiros, consolidados no Plano Financeiro ou Análise Econômica do Projeto.
Finalizadas estas fases todo o conjunto é reanalisado, agora confrontando cada planejamento com as expectativas de longo prazo e características do negócio em formação. Nesta fase são usadas ferramentas como análise PESTEL, análise do ambiente do negócio, análise da cadeia de valor, análise SWOT etc. Em função disto são decididos objetivos, metas e ações estratégicas. Ao fim desta fase é escrito o Plano Estratégico.
Os quatro planos: Plano de Marketing, Plano de Operações, Plano Financeiro e Plano Estratégico compõe o Projeto do Empreendimento.
Ensino
Atualmente a principal atividade de ensino do nosso grupo na área de projeto de empreendimentos é a disciplina de graduação de mesmo nome, oferecida no curso de Engenharia de Produção da Faculdade de Engenharia da UERJ, FEN/UERJ.
O material didático produzido para este curso se encontra disponível em XXXXXXXXXXXX.