Projeto de Empreendimentos na Prática

Objetivos

Este projeto objetiva criar um espaço institucional que permita aos empreendedores e às pequenas e médias empresas (PMEs) elaborar ou sistematizar, através da ação dos alunos e professores do DEIN/FEN/UERJ, seus projetos de negócio. Tanto empreendedores quanto PMEs enfrentam um ambiente complexo e competitivo ao mesmo tempo em que têm forte restrição de recursos, sejam financeiros ou humanos.
Este contexto os torna objeto privilegiado para a extensão universitária.

Resultados alcançados em 2024

Neste ano conseguimos ampliar o espaço institucional criado no ano passado, inclusive criando esta página de divulgação para o projeto no âmbito do DataLab-UERJ.

Ao longo do ano conseguimos também desenvolver três projetos de empreendimentos: (1) uma clínica de tratamentos neurológicos no Humaitá, (2) uma academia de Judô no subúrbio do Rio de Janeiro e (2) uma empresa de venda e instalação de equipamentos de piscina.

Também foram capacitados cerca de 40 alunos, ainda que somente alguns tenham participado do desenvolvimento efetivo dos projetos. Além dos alunos de graduação foram capacitados os alunos que participam da empresa júnior da Faculdade de Engenharia, a Hidros Consultoria. A propósito, a supervisão das atividades de consultoria em negócios da Hidros também foi atividade intensa ao longo do ano.

Por fim, vale mencionar a reelaboração do material didático utilizado na capacitação.

Planejamento para 2025

Importante notar a natureza cíclica do projeto, com a substituição quase completa dos integrantes discentes a cada ciclo. Apesar de acumular produtos, projeto praticamente recomeça a cada semestre.

Assim, ao longo do terceiro ano do projeto espera-se capacitar entre 10 e 40 novos alunos, publicar o material desenvolvido em 2024 e atender entre 01 e 05 novas empresas ou empreendedores. Espera-se desenvolver uma terceira versão do material para ser publicada em 2026 bem como vídeos de apresentação dos resultados para efeito de divulgação.

Já ao longo do quarto ano do projeto espera-se capacitar entre 10 e 40 novos alunos, publicar o material desenvolvido em 2025 e atender entre 01 e 05 novas empresas ou empreendedores. Espera-se desenvolver uma terceira versão do material para ser publicada em 2027 bem como vídeos de apresentação dos resultados para efeito de divulgação.

Produtos